O mundo agora é digital

13/06/2019

O mundo agora é digital, a transformação encanta jovens adultos; e veteranos são atraídos pela inovação como se isso tudo fosse a salvação de seu negócio, ou então uma grande virada na forma como gerir sua empresa.
Aos mais novos e aos veteranos cabe lembrar que qualquer negócio que se preze precisará de uma tríade formada por pessoas, processos e recursos. Alguns trocam recursos por tecnologia, como se outros recursos não fossem necessários ou possíveis, sem a tecnologia.
E por quê trazer essa assunto a tona?
Pergunto? Você faria sua casa a partir do telhado?
Ao pensarmos no mundo digital voltado para os negócios precisamos lembrar das fundações, e para que estas sejam as mais adequadas será necessário conhecer o terreno, a carga que será depositada sobre ele e as estruturas para sustentar a construção, para só depois pensar no telhado.
A febre digital tem adotado a construção do telhado sem antes conhecer o terreno, ou ainda melhor, os processos de sustentação dos negócios.
Muitas empresas que não dominam seu ERP (Enterprise Resource Planning) de forma integrada e numa única base de dados, partem para a automação e digitalização das frentes de trabalho em inúmeros aplicativos, como se fosse uma colcha de retalhos, antes mesmo de cuidar das estruturas necessárias para sustentar tais soluções.
O bom e velho ERP, ou para os mais velhos o MRP2 (Manufacturing Resource Planning), ainda é o pré-requisito para qualquer avanço no mundo digital.
Agora, se você pretende construir sua casa com um belo telhado na areia movediça, embarque na onda dos produtos isolados e sem a adequada fundação : pessoas, processos e recursos, que você terá uma bela ilha afundando seus negócios.
As grandes empresas de ERP sabem disso e podem lhe ajudar.
Um bom engenheiro e arquiteto farão a diferença no seu processo construtivo. Não acredite em milagres feitos por soluções caseiras.

As boas práticas de governança também equacionam as questões voltadas para os avanços no mundo digital.